Em uma década de funcionamento, apenas, a escola conseguiu vários feitos, como o primeiro lugar no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Goiás; 2º lugar na pontuação regional do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); mais de 500 aprovações no vestibular 2014-2015 em várias partes do País, sendo 23 delas para cursos de Medicina. Inclusive, uma aluna conseguiu aprovação em nove vestibulares de medicina e, hoje, estuda na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, a unidade conta com mais de 1,9 mil alunos matriculados e, para o ano que vem, esse número deverá saltar para até 2,5 mil, com as ampliações que estão em andamento.
Acompanhando esta trajetória de sucesso, a Banda do CPMG “Comendador Epaminondas Costa” não deixa por menos e escreve, também, a sua própria história. Segundo o Tenente Coronel Edmilson Pereira de Araújo, diretor da unidade, a Banda é constantemente requisitada para tocar nos principais eventos de Anápolis e de várias localidades circunvizinhas. Recentemente, dois de seus membros foram aprovados em concurso público da Prefeitura para o ingresso na Banda Municipal. Conforme disse, a formação musical é uma atividade extracurricular que constitui um dos diferenciais da escola, ao lado do seu projeto pedagógico e da proposta disciplinar de educar os alunos para a cidadania.
Há três anos, o Sargento Ismael Ferreira de Souza atua como regente da Banda “Comendador Epaminondas Costa”. Ele, como poucos, sabe avaliar a importância que a música tem para a formação dos jovens. E, na sua avaliação, o aprendizado vai muito além da leitura das partituras e dos sons produzidos pelos instrumentos. Com a música – garante – os alunos melhoram o comportamento, a postura e o rendimento escolar.
No total, 80 alunos praticam a música no Colégio Militar de Anápolis, com o auxílio de três professores: para os instrumentos de percussão, metal e palheta. As aulas são ministradas em dois períodos – matutino e vespertino – no chamado contraturno. São repassados pelos professores os conhecimentos teóricos e, numa sala especial com preparação acústica adequada, acontecem os ensaios.
Realizando sonho
A estudante Kethreen Mayumi, 15 anos, aluna do 1º ano do CPMG “Dr. Cézar Toledo”, sintetiza o que move a maioria dos integrantes da Banda: “É a realização de um sonho”. Seu papel no conjunto musical é tocar caixa e ela cumpre a missão com desenvoltura. Há dois anos, Kethreen está integrada à banda e, hoje, toca também na Fanfarra Desbravadores. “Sempre fui apaixonada pela música e o Colégio Militar me deu esta oportunidade”, sublinhou.
Mergulhar no universo musical, interagir com os demais membros da banda, de acordo com Kethreen Mayumi, faz com que ela tenha uma motivação ainda maior para os estudos. “O trabalho que fazemos, ajuda muito na concentração”, explicou.
Homenagem
Na última terça-feira, 08, no auditório do Denali Hotel, a Banda do CPMG “Comendador Epaminondas Costa” recebeu uma homenagem do Rotary Clube Anápolis Oeste, como parte das comemorações da Semana da Pátria e dos 10 anos do Colégio Militar. A festa, é claro, foi celebrada com música e um jantar para os convidados.
O presidente do clube, jornalista Vander Lúcio Barbosa, destacou a importância da unidade na formação dos jovens e, em especial, dos alunos da banda, que servem de exemplo para outros adolescentes, num mundo em que o universo juvenil enfrenta o assédio do submundo das drogas e da violência. “O Colégio Militar e a Banda são atores importantes na vida de Anápolis e este é o objetivo da homenagem e do reconhecimento do Rotary”, ressaltou.
Na oportunidade, foram entregues os Certificados de Mérito Rotário ao CPMG “Dr. Cézar Toledo”, e ao seu diretor, Tenente Coronel Edmilson; ao regente da Banda, Sargento Souza e, simbolicamente, em nome de todos os componentes, à aluna Kethreen Mayumi. Os demais receberam a honraria na própria escola.
A Banda do Colégio Militar leva o nome do Comendador José Epaminondas Costa, que faleceu no ano passado e era presidente do Sindicato do Turismo e Hospitalidade de Anápolis; membro honorário da Força Aérea Brasileira e detentor dos principais títulos e comendas outorgados pelo Município.
Fonte: Jornal Contexto